Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Salário-maternidade para desempregadas em período de graça

Trabalhou ao menos um dia de carteira assinada?

há 4 anos

Quando uma pessoa sai do emprego ou deixa de contribuir com o INSS, ela não perde o direito aos benefícios imediatamente. Essa pessoa fica com os direitos garantidos por um tempo, o qual é chamado de período de graça.

Período de graça é o tempo que a pessoa continua sendo segurada do INSS mesmo sem estar trabalhando ou contribuindo.

Então se ocorrer o parto/adoção/aborto não criminoso/nascimento de natimorto/doença/morte/acidente e outros riscos dentro desse período de graça, a pessoa vai ter direito ao benefício previdenciário para desempregados e a mamãe desempregada, no caso, terá direito ao salário-maternidade.

Cumpre ressaltar que a qualidade de segurado é a condição atribuída a todo cidadão filiado ao INSS que possua uma inscrição e faça pagamentos mensais a título de Previdência Social. São considerados segurados do INSS aqueles na condição de Empregado, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo e o desempregado na vigência do período de graça.

Esse período de graça é de 14 meses, podendo ser prorrogado nas seguintes situações:

a) Recebeu seguro-desemprego ou se cadastrou no SINE: O fato gerador deve ter ocorrido ou deve ocorrer em até 26 meses, após saída do emprego ou última contribuição;

b) Realizou mais de 120 contribuições: O fato gerador deve ter ocorrido ou deve ocorrer em até 36 meses, após saída do emprego ou última contribuição.

Importante!

No caso do salário-maternidade, após a perda da qualidade de segurada você precisará realizar 5 contribuições antes do parto.

Para mais informações ou consulta sobre o seu direito ao benefício salário-maternidade ou outros acesse o site https://proprevi.com.br/

Nos acompanhe nas redes sociais:

https://instagram.com/proprevi_consultoria?igshid=160bb7clloon9

https://www.facebook.com/propreviconsultoria/

#maternidadeprotegida

  • Sobre o autorJéssica Rossy, Consultora e Assessora da Pró-Previ Consultoria
  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações233
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salario-maternidade-para-desempregadas-em-periodo-de-graca/868664999

Informações relacionadas

Andre Coelho, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Inicial Salário Maternidade Urbana

Maria Fernanda Correa, Advogado
Modeloshá 8 anos

Ação para Concessão de Salário Maternidade

Limiro Souza de Andrade Almeida, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação para Concessão de Salário-Maternidade

Petição Inicial - TRF01 - Ação de Concessão de Salário Maternidade - Recurso Inominado Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

Richardson Marcelo Freddo, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de cobrança de Seguro Dpvat

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)